Carro elétrico – como carregar?

Você quer comprar um carro elétrico e está com dúvidas de como carregá-lo? Eu vou te ajudar!

Vamos direto ao ponto: primeiramente você deve escolher o modelo de carregador. Em seguida, verificar como instalá-lo.

Escolhendo o modelo do carregador do seu carro elétrico

Carregadores de fábrica

Antes de mais nada, muitos carros elétricos já vem com um carregador. Avalie se este carregador serve para as suas necessidades. Se não servir, você deverá escolher um carregador do tipo Wallbox.

Vou usar como exemplo o Chevrolet Bolt. Segundo este link do fabricante o carro já vem com um carregador (cordset) de 2,2 kVA e de 220V. Veja figuras abaixo.

carregador Chevrolet Bolt
especificação carro elétrico Chevrolet Bolt

Também encontrei a capacidade da bateria (66kWh) e autonomia (416 km).

especificação carro elétrico Chevrolet Bolt

Portanto, se a bateria estiver totalmente descarregada, você precisará de 30 horas para carregar. Esta conta é feita considerando o valor da bateria (66.000) dividido pela potência do carregador (2.200).

Outra forma de fazer esta conta é utilizando a autonomia (416 km) e a velocidade de carregamento (10 km de autonomia por hora). O que daria 416/10 = 41,6 horas.

Então, podemos concluir que com este carregador de 2,2 kVA você poderá levar entre 30 e 40 horas para fazer uma carga completa se a bateria estiver totalmente descarregada.

Ainda assim, devo descartar o uso deste carregador? A resposta é: depende da sua necessidade! Por exemplo: se você rodar até 80 km por dia, à noite poderá deixar o carro elétrico carregando por 8 horas (80 / 10). Dessa forma, este carregador lhe serviria.

A principal vantagem dos carregadores de fábrica é que sua potência baixa não sobrecarregam a instalação. Este, por exemplo, tem potência menor que um chuveiro elétrico. Se você ligá-lo em uma tomada 220V, ele consumirá 10 A (2.200 VA / 220 V). Uma instalação elétrica em boas condições é capaz de suportar esta potência. A principal desvantagem é o tempo de recarga: muito lento.

Carregadores Wallbox

Se você precisar de um carregamento mais rápido terá que recorrer a carregadores mais potentes, como, por exemplo, os carregadores Wallbox.

No caso do Chevrolet Bolt, o próprio fabricante sugere um Wallbox de 7,4 kVA e 220V. É possível carregar completamente as baterias em (66.000 / 7.400) = 8,92 horas.

carregador Wallbox Chevrolet Bolt
especificação carro elétrico Chevrolet Bolt

Adquirir um carregador Wallbox sugerido pelo fabricante é a melhor opção pois você não precisará se preocupar com a compatibilidade do conector.

A principal vantagem do Wallbox é o menor tempo de carregamento. Em contrapartida, este carregador irá exigir mais esforço da sua instalação elétrica. Um Wallbox de 7,4 kVA ligado em 220V, exigirá uma corrente de 33,64A. Dessa forma, você precisará de uma modificação na instalação.

Escolhendo um Wallbox

Ao escolher atente-se para os seguintes critérios:

Potência

Calcule a potência mínima considerando o valor da bateria e o tempo. Por exemplo: 66.000 kWh / 8 horas = 8250 W mínimo.

Tipo de conector do carro elétrico

Veja se o conector do Wallbox é compatível com o seu carro. A figura abaixo mostra o tipo de conector do Chevrolet Bolt.

tipo de conector

Tensão de alimentação

Alguns Wallboxes necessitam de alimentação trifásica. Fique atento pois a sua casa pode ter alimentação bifásica ou monofásica. Nesse sentido, aproveito pra introduzir o próximo tema que é: como instalar o carregador?

Instalando carregadores de carro elétrico

Carregadores de fábrica

Os carregadores de fábrica possuem uma tomada padrão de três pinos. Para usá-lo basta ter uma tomada compatível perto do veículo. Por exemplo, se você possui na garagem uma tomada de uso geral de 220V, poderá utilizar o cordset do Chevrolet Bolt. Porém, em muitas residências, as tomadas de uso geral são de 127V. Se este for o seu caso, peça a orientação de um engenheiro eletricista. Ele saberá explicar o melhor a ser feito.

Além disso, outro ponto é que estas tomadas podem estar localizadas em “áreas molhadas” e neste caso é obrigatório o uso do dispositivo DR. A função do DR é proteger pessoas de um possível choque elétrico. Um engenheiro eletricista também poderá te orientar. A dica sobre o DR serve tanto para tomadas 127V quanto para 220V.

Instalando Wallboxes para carro elétrico

A princípio o seu Wallbox terá uma potência superior a 7 kV. O que torna necessário a instalação de uma tomada de uso específico. Existem no mercado carregadores disponíveis com 22 kV. Para os valores mais altos pode ser necessário uma avaliação da capacidade de demanda da sua residência. Vou explicar por quê.

Imagine a seguinte situação: Você está carregando o seu carro elétrico no modo carga rápida. Simultaneamente, alguém está tomando banho com chuveiro elétrico. E ao mesmo tempo você liga o microondas. O disjuntor de entrada (disjuntor principal) poderá desarmar dependendo da quantidade de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

É perigoso trocar o valor do disjuntor sem trocar outros componentes, como os cabos, por exemplo. Esta prática pode trazer riscos de incêndios em sua residência. Então, a minha dica é: contate um engenheiro eletricista para avaliar os impactos e executar as melhorias necessárias na sua instalação elétrica residencial.

Por fim, a mensagem principal é: carregar um carro elétrico em modo rápido exigirá um carregador potente e por consequência, exigirá mais da sua instalação elétrica. Consequentemente, os condutores e componentes destes circuitos deverão suportar as correntes e aquecimentos gerados por esta situação. Para proteger as pessoas e também seu patrimônio faça uma adaptação de qualidade. Converse com um engenheiro eletricista e preze por serviços de qualidade.